A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e a primeira escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Torna-se difundida a cada ano, e atualmente há mais de 2000 escolas de Ensino Infantil e 1200 de Ensino Fundamental/Médio atuantes nessa pedagogia em todos os continentes.
Aplicada no Brasil desde 1956, a Pedagogia Waldorf baseia-se no conhecimento do ser humano à luz da Antroposofia, ciência espiritual elaborada por Rudolf Steiner no início do século xx. Sua principal meta é proporcionar à criança e ao jovem o desabrochar harmonioso de todas as suas capacidades, considerando as esferas física, emocional e espiritual do ser humano com vistas a um desenvolvimento integral.
Veja um resumo das principais características da Pedagogia Waldorf para o ensino infantil:
Jardim de infância
A proposta da Pedagogia Waldorf para o primeiro setênio é criar um ambiente propício à formação e não uma pré-escola com informações ou ensino formal. O Jardim da Infância Waldorf é um prolongamento do lar e não uma ante sala do ensino escolar. Na idade pré-escolar, a atuação da criança desenvolve-se em grande parte sob a simples forma do brincar. Brincando, a criança tem a oportunidade de satisfazer sua curiosidade, experimentando e descobrindo múltiplos materiais. O modo de brincar da criança é influenciado pela imitação e pela fantasia. Por isso, é dada muita importância aos contos de fadas e a outros recursos que estimulem sua fantasia: pedaços de madeira, sementes, panos, papel, tintas de aquarela, lápis de cera, massinha de modelar, conchas, pedras, toquinhos, etc. Também é importante haver ambiente arborizado, caixas de areia, água, balanças, escorregadores, pontes. Todo ambiente deve ser adequado à convivência e à fantasia. As rodas musicais são introduzidas como atividades semanais.
Créditos: este texto foi baseado em textos e informações dos sites do instituto Ruth Salles e da FEWB(Federação das escolas Waldorf no Brasil) e outro texto extraído do livro “A Pedagogia Waldorf, de Rudolf Lanz.
