Pedagogia Waldorf – resumo

A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e a primeira escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Torna-se difundida a cada ano, e atualmente há mais de 2000 escolas de Ensino Infantil e 1200 de Ensino Fundamental/Médio atuantes nessa pedagogia em todos os continentes.

Aplicada no Brasil desde 1956, a Pedagogia Waldorf baseia-se no conhecimento do ser humano à luz da Antroposofia, ciência espiritual elaborada por Rudolf Steiner no início do século xx. Sua principal meta é proporcionar à criança e ao jovem o desabrochar harmonioso de todas as suas capacidades, considerando as esferas física, emocional e espiritual do ser humano com vistas a um desenvolvimento integral.

Veja um resumo das principais características da Pedagogia Waldorf para o ensino infantil:

 Jardim de infância 

A proposta da Pedagogia Waldorf para o primeiro setênio é criar um ambiente propício à formação e não uma pré-escola com informações ou ensino formal. O Jardim da Infância Waldorf é um prolongamento do lar e não uma ante sala do ensino escolar. Na idade pré-escolar, a atuação da criança desenvolve-se em grande parte sob a simples forma do brincar. Brincando, a criança tem a oportunidade de satisfazer sua curiosidade, experimentando e descobrindo múltiplos materiais. O modo de brincar da criança é influenciado pela imitação e pela fantasia. Por isso, é dada muita importância aos contos de fadas e a outros recursos que estimulem sua fantasia: pedaços de madeira, sementes, panos, papel, tintas de aquarela, lápis de cera, massinha de modelar, conchas, pedras, toquinhos, etc. Também é importante haver ambiente arborizado, caixas de areia, água, balanças, escorregadores, pontes. Todo ambiente deve ser adequado à convivência e à fantasia. As rodas musicais são introduzidas como atividades semanais.

Créditos: este texto foi baseado em textos e informações dos sites do instituto Ruth Salles e da FEWB(Federação das escolas Waldorf no Brasil) e outro texto extraído do livro “A Pedagogia Waldorf, de Rudolf Lanz.

O Aprendizado pela imitação

 Quando, como pais, nós providenciamos boas condições e um bom conteúdo, realizamos muito no sentido de apoiar uma imitação saudável.As condições são boas quando a criança pode viver numa atmosfera de confiança e certeza. Crianças inseguras não imitam. Elas imitam naturalmente numa atmosfera de confiança, abertura e comunicação. Nós propiciamos um bom conteúdo quando oferecemos o que vale a pena ser imitado. Isto não significa que tudo deva ser cor-de-rosa, harmonioso e afetuoso. Significa, porém, que os gestos devem ser verdadeiros e adequados à situação – preto quando deve ser preto. A garantia da qualidade é a veracidade. A imitação não é nem boa nem má; somente existe. Ela é dada pela natureza; é instintiva. Os animais seguem os impulsos de seus corpos e também imitam o que veem seus pais fazer. Nos humanos, a imitação permite às crianças crescer além do que é imposto pelos  instintos do corpo. Os adultos no entorno da criança têm oportunidade de propiciar tanto situações dignas de serem imitadas quanto situações indignas. Nas duas circunstâncias, a imitação é muito poderosa; ela pode arruinar o comportamento das crianças ou ajudá-las a realizar seu próprio potencial.

Crianças pequenas não conseguem distinguir entre o que gostariam de imitar ( o que vale a pena) e o que preferencialmente não deveriam imitar (o que não vale a pena); elas não conseguem imitar seletivamente, e sim imitam tudo o que percebem.( texto retirado do livro Os primeiros sete anos, de Edmond Schoorel)

O Aprendizado na primeira infância

O aprendizado da criança se dá através dos órgãos dos sentidos, isto é, movimentando-se, correndo, subindo em árvores, pulando, rolando na grama, tomando banho de chuva, brincando preferencialmente na natureza, tendo contato direto com materiais orgânicos, como madeiras, pedras, animais. O papel adequado do adulto é proporcionar um ambiente que esteja seguro para que a criança possa estar explorando os seus órgãos dos sentidos com segurança.

Quando não damos oportunidade à criança de explorar os sentidos, estamos interferindo em seu aprendizado. Atualmente são muito comuns os cuidados extremos por parte dos adultos, tanto que até esse fenômeno têm proporcionado muitos trabalhos acadêmicos, usando o termo “superproteção”. 

A Pedagogia Waldorf é uma forma diferenciada de educar, baseada no desenvolvimento do ser humano. Para que esse desenvolvimento aconteça de forma sadia, a criança precisa ter autonomia para brincadeiras de forma livre, preferencialmente com brinquedos não prontos, tais como pedaços de madeira, cordas, entre outros; ela precisa ter liberdade para  vencer pequenos desafios, como subir numa árvore, correr, pular, e tudo isso sob o olhar atento do adulto. Este deverá ter o cuidado de não usar excessivamente os aparelhos eletrônicos na presença da criança, que desejará imitá-lo, mas que a deixa num estado passivo, prejudicando de maneira considerável seu desenvolvimento. 

Em situações nas quais a criança cai, quando está correndo e se machuca,  irá aprender a ter mais cuidado, conhecendo seus limites. Quando ela chora, é importante não impedí-la de expressar a dor que está sentindo: poderá ter uma sensação de alívio e a possibilidade de se estabilizar novamente.  Se ela não vivencia isso na primeira infância, nas etapas posteriores ela terá a tendência muito grande de não saber superar as crises, entrando facilmente em desespero e não sabendo administrar situações melindrosas.

A Menina da lanterna

Eu vou com a Minha Lanterna

Eu vou com minha lanterna
E ela comigo vai
No céu brilham estrelas
Na terra brilhamos nós
(no início do teatro, a música é cantada somente até aqui)

2x :/ Minha luz é bela
De cor amarela
Com minha lanterna eu vou/:

Minha luz vou levando,
Sempre dela cuidando
Se alguém precisar,
Dela posso lhe dar.

O balão vai subindo

O balão vai subindo
Vai caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira
Do meu coração

Cai, cai balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão
Na rua do sabão
Não cai não
Não cai não
Cai aqui na minha mão

Ciclo de encontros sobre educação Infantil humanizada em Balneário Camboriú 2024

Convidamos você: pai, mãe, familiares, educadores, que buscam uma educação humanizada, fundamentada no desenvolvimento integral do ser humano a participar do ciclo de três encontros online.

Os pedagogos do Jardim Jataí, Daniel Simas e Fernanda Moro, estarão compartilhando os princípios essenciais da educação humanizada baseada na Pedagogia Waldorf, tais como: o aprendizado pela imitação, a importância do ritmo e contato com a natureza, a postura do adulto diante da criança e o impacto sócio-cultural de um espaço de educação comunitário.

Reserve em sua agenda os dias 10, 17 e 24 de abril de 2024 às 20 horas, e aguardamos você nos encontros ao vivo em nosso Instagram ou Youtube.

O desenvolvimento integral da criança na primeira infância.
Live no dia 10 de abril de 2024, às 20h.

O dia a dia da pedagogia Waldorf no Jardim Jataí.
Live no dia 17 de abril de 2024, às 20h.

A educação na comunidade como caminho de autodesenvolvimento. Live no dia 24 de abril de 2024, às 20h.

Confira a nossa playlist no youtube com a gravação dos encontros