O Jardim Waldorf transmite uma atmosfera de lar, onde crianças de diferentes idades convivem e são bem cuidadas por pedagogos especializados na Pedagogia Waldorf. No maternal e no jardim a principal tarefa vivenciada pelas crianças é o brincar. Enquanto as jardineiras (pedagogas) realizam suas atividades como cuidar das plantas, amassar o pão, costurar, consertar brinquedos, tricotar, as crianças auxiliam nas tarefas e as reproduzem – pela imitação, através das brincadeiras. Os elementos para a construção das brincadeiras são de material verdadeiro, natural e pouco elaborado, tecidos, blocos de madeiras, bonecas de pano, entre outros. Assim abre-se espaço para o desenvolvimento da fantasia.
O dia é dividido ritmicamente, de forma equilibrada. Assim, as crianças iniciam a manhã brincando no espaço interno, enquanto a pedagoga amassa o pão que será servido fresco no lanche, momento sagrado onde o alimento é reverenciado. À medida que o sol aquece e seca o orvalho, o grupo dirige-se ao quintal para correr, subir em árvores, brincar com os pés descalços na terra e areia. Ao final de cada período é contada uma história, momento de silenciar e escutar. As cantigas de roda, versos e gestuais também são vivenciados e trazem conteúdos ligados à natureza e à cultura popular.
Nesta fase da vida, a primeira infância, o nosso foco é proporcionar um ambiente que possibilite o encantamento natural da criança. Nossa principal mensagem é: “O mundo é bom de se viver”.